Vamos juntos ajudar os pequenos angoleiros
de uma das comunidades carentes de Salvador, no Brasil.
Como a capoeira angola pode ajudar essas crianças? Muitas das crianças das favelas brasileiras vivem em condições de extrema dificuldade: fome, falta de escolas, falta de saúde e mesmo falta de cuidados familiares. Nessas condições acabam sendo um alvo fácil de organizações criminosas (traficantes) tornando-se usuárias de drogas ou parte de tais organizações. Para muitas delas, esse caminho não tem volta. Um dos meios pelos quais as comunidades tentam evitar a criminalidade infantil é através da prática da capoeira - uma manifestação cultural de origem afro-brasileira (muito popular no Brasil) que reúne dança, musica e luta. Atualmente, a capoeira ganha adeptos no mundo todo. Os grupos de capoeiras funcionam como uma família, onde seus membros buscam ajudar-se mutuamente, de modo que, além de desenvolver capacidades físicas e musicais, o convívio que o grupo de capoeira proporciona oferece a elevação da auto-estima e o aprendizado de capacidades como a cooperação e o trabalho em conjunto. O sentimento de pertencimento e de sentir-se cuidado é o que a capoeira trás para a realidade dessas crianças. |
|
Quem nós somos?
Somos alunos de mestre Boca do Rio e integrantes do Grupo de Capoeira Angola Zimba. Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento do projeto com as crianças carentes do grupo Zimba na cidade de Salvador-BA. Marcelo Conceição dos Santos - mestre Boca do Rio - é um renomado mestre de capoeira angola, em cujo currículo, apresenta vasta experiência em projetos educacionais com crianças em risco social. Como ele próprio diz, a capoeira o ajudou a mantê-lo distante do mundo do crime e tornar-se um homem comprometido com a vida das crianças de sua comunidade. O que recebeu através da capoeira quando era criança, ele busca transmitir às novas gerações que se encontram em vulnerabilidade social. Em 2014, mestre Boca do Rio iniciou um projeto social voltado exclusivamente às crianças da comunidade carente onde ele próprio foi criado. A ação de mestre Boca do Rio tem como objetivo propiciar a elas a oportunidade de aprenderem sobre sua própria cultura e tornarem-se novos disseminadores, oferecendo a esperança de um futuro distante da vida do crime. O projeto era financiado por fundos europeus, mas o financiamento chegou ao fim. Mestre Boca do Rio buscou manter o projeto com seus próprios meios, mas, infelizmente, os gastos superaram suas possibilidades. Por isso precisamos de sua ajuda. O que já foi realizado?
O último trabalho que mestre Boca do Rio coordenou foi um grupo de 30 crianças da comunidade Bate-Facho, realizando atividades como aulas de construção de instrumentos musicais, aulas de samba-de-roda e também aulas de culinária tradicional afro-baiana. O projeto culminou na "Semana da Consciência Negra" quando, além da realização de debates públicos sobre as condições atuais da população afro-descendente no Brasil, foram apresentadas à comunidade o produto do trabalho realizado: apresentações públicas de capoeira angola e samba-de-roda com a participação das crianças. VAMOS FINANCIAR:
|
A ideia deste projeto e tentar resgatar os valores tradicionais da capoeira e usár como ferramenta de educação em aulas para crianças carentes de bairros periféricos. Percebemos que muitas dessas crianças apresentam muitas carências: além da material (comida, moradia, etc...), falta educação que seja adequadas à sua realidade e isso tem como consequência a desvalorização do saber do qual são herdeiros. Por isso, nos buscamos resgatar a ligação entre a tradição da capoeira angola e os elementos da vida cotidiana das crianças carentes das comunidades de Salvador. Assim, entendemos a capoeira angola como uma ferramenta de transformação social, na medida em que fornece valores éticos e culturais que estimulam a formação de crianças conscientes de seus direitos e deveres sociais.
Mestre Boca do Rio |
AULAS DE capoeira
CONSTRUÇÃO DE instrumentos
orquestra DE BERIMBAU
COMIDAE MAIS...
O montante em dinheiro arrecadado será usado para:
|
O que pode ser feito?
Para contribuir com o trabalho de mestre Boca do Rio e para que sua luta contra a criminalidade infantil seja mais eficaz, buscamos angariar fundos para dar continuidade às seguintes atividades:
Em acréscimo às atividades acima descritas, buscamos fornecer condições para que atividades extra-aulas de capoeira sejam implementadas:
|